Você já deve ter sido aconselhado a evitar dormir com a “barriga cheia” porque faz mal a sua saúde. Mas, alguma vez chegou a questionar esta dica? Especialistas ajudam a esclarecer a crendice popular.
A nutricionista Caroline Bergerot discorda. “Isto não procede. O que pode acontecer ao dormir logo após a refeição é algum desconforto, como azia ou queimação”, afirma. Ela ainda põe abaixo o mito de que jantar engorda. “Só engorda caso a pessoa coma demais. Mas se ela tiver uma refeição balanceada também não corre este risco de prejudicar sua saúde.”
Caroline explica que uma refeição balanceada requer alimentos mais leves, comidas menos apimentadas e sem condimentos.“Uma boa alternativa é comer saladas ou massas, já que o carboidrato é de fácil digestão”, diz.
A nutricionista Fabiana Schmidt, no entanto, acredita que comer e dormir em seguida faz mal a saúde sim. “O que é mito nesta história é não poder comer carboidrato após as 18h”, diz. “O problema está no horário em que a pessoa vai dormir. Ela deve aguardar obrigatoriamente duas horas para se deitar”, afirma a especialista.
Fabiana afirma que o mais saudável é aguardar estas duas horas desempenhando alguma atividade, mas nada de exercícios físicos pesados. “A pessoa deve assistir à televisão ou ficar no computador para se manter acordada”, aconselha.
A especialista ainda alerta para alguns incômodos ocasionados pela digestão mais lenta à noite. “Como nosso metabolismo é mais lento à noite, a digestão demorada pode provocar gases pelo aumento da fermentação da comida no intestino”, diz. Fabiana dá a medida para evitar que o jantar se converta em reserva de gordura. “Sempre a janta deve ser metade ou 3/4 da quantidade do almoço.”
O gastroenterologista Thomaz Szegö afirma ser benéfico para saúde descansar após qualquer refeição. “Descansar significa repousar e não dormir. O repouso é importante porque é necessário que o sangue se concentre no aparelho digestório para realizar a digestão”, diz.
Seguindo esta linha de raciocínio, Szegö desmistifica a questão de entrar na água após comer. “Não há problema algum em comer e tomar banho ou entrar na banheira. O que não pode é nadar, pois há uma competição de irrigação sangüínea entre os músculos exigidos na natação e o sistema digestório”, explica.
Segundo o médico, é um exagero afirmar que dormir após comer faz mal. “Deitar logo após fazer uma refeição aumenta a chance de refluxo, o que pode atrapalhar o sono”, diz. O ideal, de acordo com Szegö, é não comer grande volume e evitar gorduras e frituras.
Fonte
saude.terra.com.br
saude.terra.com.br
0 blogger-facebook:
Postar um comentário