1. Refrigerante vicia? MITO.
Segundo especialistas, seria necessária ingestão de 2 litros de bebida tipo cola num único dia para o que o ritmo cardíaco fosse afetado pela cafeína ou xantina.
2. Açúcar
A estimativa é que haja duas colheres de sopa ou 30 gramas de açúcar por lata de 350 ml.
3. Refrigerante dá celulite? TALVEZ.
A bebida não vira celulite sozinha, existem outros fatores que são determinantes. A predisposição genética, por exemplo, conta e o refrigerante é um dos agravantes dentro de um conjunto de fatores. Outro problema é que o sódio presente também contribui para a retenção de líquidos.
4. Corrosão dentária. A acidez danifica os dentes.
O dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, explica que a acidez do refrigerante facilita a penetração no dente da pigmentação escura dos refrigerantes com cola. Bactérias das cáries também gostam de ambientes ácidos, assim como do açúcar contido. "Se pudermos tirar o refrigerante do cardápio, melhor. Escovar os dentes apenas minimiza o efeito", disse Fonseca.
5. Refrigerante dá prazer? MITO.
O refrigerante açucarado tem o poder de estimular a produção de dopamina (que é o hormônio do prazer). Mas a quantidade produzida é semelhante as de qualquer outro alimento que traga satisfação. A diferença é que pessoas mais obesas precisam de um consumo maior de calorias para que seu cérebro consiga produzir a mesma quantidade de dopamina.
6. Absorção de nutrientes
O nutrólogo Durval Ribas Filho defende que o fosfato presente na bebida pode prejudicar a absorção de cálcio apenas se consumida junto com a fonte do nutriente. Não há efeito para outros minerais
7. Água gasosa dá celulite? MITO.
É mentira atribuir o gás ao aparecimento da celulite, o efeito gasoso em qualquer bebida só é contraindicado para quem sofre de algum problema gástrico.
Fonte: Globo
0 blogger-facebook:
Postar um comentário